Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O mundo terminará em dezembro de 2012?


Esse mito não vai dar em nada, mas assusta as crianças e promove filme.
By Michael E. Bakich

            O mito de que o mundo vai acabar em dezembro de 2012 começou com alegações de que Nibiru, um planeta supostamente descoberto pelos sumérios, está se dirigindo para a Terra.  Zecharia Sitchin, que escreve ficções sobre a antiga civilização mesopotâmica da Suméria, afirmou em vários livros (por exemplo, O Décimo segundo Planeta, A Escada para o Céu, O Fim dos Dias) que ele foi encontrado e que a tradução de documentos sumérios antigos identificam esse planeta - Nibiru - orbitando o Sol a cada 3.600 anos. As fábulas sumérias de Sitchin incluem histórias de visita de astronautas alienígenas à Terra e de uma civilização alienígena chamada Anunnaki.
            Após o aparecimento desses livros, Nancy Lieder, uma auto-declarada mentalista, escreveu em seu site ZetaTalk que os habitantes de um planeta fictício que orbita a estrela Zeta Reticuli avisou que a Terra estava em perigo devido à presença de um planeta errante denominado Nibiru. A previsão disse que a colisão de Nibiru e da Terra ocorreria em maio de 2003.
            Como nada aconteceu naquele mês, os alarmantes postergaram a data do fim do mundo para dezembro de 2012. Só recentemente pessoas ligaram essas duas fábulas com o final da contagem do tempo maia de longa duração para o solstício de verão em 2012 - daí a data do fim do mundo previsto para 21 de dezembro de 2012.
            Nibiru é um nome na astrologia babilônia associado com o deus Marduk. Estudiosos da antiguidade mesopotâmia refutam o fato que Nibiru seja um planeta e que os Sumérios tivessem conhecimento dele. A Suméria foi uma grande civilização, mas eles deixaram poucos registros astronômicos. Eles não sabiam, por exemplo, que os planetas orbitavam em torno do Sol. Essa idéia somente surgiu na Grécia antiga, dois milênios após a queda do império sumério.
            Tem gente que diz que a NASA encontrou Nibiru em 1983 usando o satélite astronômico de infravermelho, o Infrared Astronomy Satellite (IRAS), que durante os dez meses que esteve em órbita catalogou 350.000 fontes de emissão na faixa do infravermelho, das quais a maioria dessas emissões já foram identificadas. Os astrônomos têm acompanhado essas emissões com instrumentos poderosos, tanto a partir de observatórios situados no solo quanto dos telescópios colocados em órbitas espaciais. O rumor sobre um décimo planeta veio à tona em 1984, após a publicação de um artigo na revista Astrophysical Journal Letters intitulado "Unidentified point sources in the IRAS minisurvey". Em 1987, cientistas publicaram que identificaram a origem desses misteriosos objetos como sendo galáxias distantes. Nenhuma das fontes de emissão detectadas pelo IRAS foi identificada como sendo um planeta. Para um astrônomo profissional as alegações persistentes sobre um planeta que esteja nas proximidades, mas invisível, são simplesmente ridículas.
            As afirmações de que um “Planeta X” seja Eris, são também absurdas. Eris é um dos muitos planetas-anões recentemente encontrados pelos astrônomos nas regiões mais externas do nosso Sistema Solar. Todos esses objetos nessa região percorrem órbitas regulares muito distantes da Terra. Eris é muito menor que a nossa Lua, e sua órbita nunca o aproximará da Terra para menos que 6,5 bilhões de quilômetros.
            Os seguidores da crença do mito da colisão de Nibiru com a Terra publicam fotos na internet que parecem mostrar o planeta. A grande maioria das fotos e vídeos mostram algumas silhuetas nas proximidades do Sol. Alguns proponentes acreditam que Nibiru encontra-se escondido por detrás do Sol desde muito anos no passado. As fotos na realidade mostraam imagens secundárias do Sol causadas pela reflexão interna das lentes. Os fotógrafos conhecem esses efeitos com o termo técnico de nominado “lens flares”.  Essas imagens aparecem no lado oposto ao do Sol, como se refletindo através do centro da imagem. O efeito de lens flare é especialmente óbvio em vídeos devido aos movimentos da câmera, pois a falsa imagem dança extamente na posição oposta da imagem real.
         Na falta de fatos, alguns partidários da colisão reinvindicam o fato que os governos estão escondendo os detalhes a respeito do assunto. Uh huh! Se Nibiru fosse real milhares de astrônomos de todo o mundo, profissionais e amadores, estaria em seu encalço agora.
           Apesar de tudo isso que sabemos sobre este mito, porque é que há tanta excitação, então? Quem está promovendo tais afirmações? A resposta parece ser simples: Columbia Pictures. Enquanto eu escrevo isto, a publicidade para o novo filme de Columbia de 2012, a ser lançado em novembro de 2009, está em toda parte. Trailer do filme mostra uma onda que quebra sobre o Himalaia, com as seguintes palavras: "Como irão os governos de nosso planeta preparar 6 bilhões de pessoas para o fim do mundo? [longa pausa] Eles não o farão. [longa pausa] Encontre a Verdade. Pesquisa do Google de 2012".
            Para o filme a Columbia criou um site científico falso  (www.instituteforhumancontinuity.org). Este site pertence a uma organização fictícia chamada de Instituto de Continuidade Humana (IHC). Segundo o site, a missão do IHC é a sobrevivência da humanidade.
            O site diz ainda que em 2004, os cientistas do IHC confirmaram com 94 por cento de certeza que o mundo seria destruído em 2012. OK, eu sou um cinéfilo de sci-fi. Vamos comprar os ingressos. Não compre o sensacionalismo de que o mundo vai acabar em 2012.


(Tradução livre, versão e adaptação de Luiz Carlos Gomes. Em http://www.astronomy.com/~/link.aspx?_id=FA4E3F64453B43E28A31B98285FA9C15&_z=z)

Nenhum comentário: