Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Terceiro dia no GTTP 2012



CLUBE DE ASTRONOMIA DO COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ

Galileo Teacher Training Program - GTTP 2012 – 3º Dia

Começamos a terceira jornada de atividades no Programa de Formação de Professores Galileu, neste dia 25 de outubro, contemplando as manchas solares projetadas por alunos de Física da UFRGS utilizando um Galileuscópio. Posteriormente, iniciou-se o ciclo de palestras através do Prof. Horácio Dottori (UFRGS), com uma bela apresentação da “Estrutura em Grande Escala do Universo”, que retomou conceitos relativos às concepções filosóficas do “Quanta ao Quasar” (enfocando as estruturas do Universo e sua composição).
 Em seguida, os participantes da 4ª edição do GTTP puderam, através do software “Salsa J”, estimar a extensão de uma cratera lunar utilizando as relações entre os pixels que formam a imagem captada pelas lentes de um telescópio, codificadas por um receptor CCD, e a variação angular causada pelo objeto observado, na palestra do Prof. Gustavo Rojas (UFSCAR), oficina esta que trará grandes avanços nas observações feitas pelos nossos professores e alunos no Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé.
Após o almoço, a atividade prosseguiu com a oficina da Profª. Maria de Fátima de Oliveira Saraiva (UFRGS) sobre “Expansão de Hubble numa transparência”, onde se pode determinar através de atividades com duas transparências sobrepostas a relação de expansão do Universo. Em seguida, a Profª Daniela B. Pavani (UFRGS) desenvolveu a oficina “Fases da Lua e Eclipses”, onde foram apresentados diversos recursos para se ministrar aulas sobre o assunto com simuladores virtuais e materiais de baixo custo. Por fim a Profª Thaísa Storchi Bergmann (UFRGS) nos trouxe uma belíssima apresentação sobre “A idade do Universo”, esclarecendo diversos conceitos sobre as interações físicas dos Buracos Negros Super-Massivos e Núcleos de Galáxias ativas.

     Gramado – RS, 25 de outubro de 2012
                   Gentil César Bruscato – 1º Ten QAO
Victor Sardinha Bexiga – 1º Ten QCO

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Segundo dia no GTTP 2012



CLUBE DE ASTRONOMIA DO COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ

Galileo Teacher Training Program - GTTP 2012 – 2º Dia

Tivemos nesta jornada do dia 24 de outubro de 2012 a oportunidade de participar da palestra do Prof Jorge Ducati (UFRGS), cujo tema foi “Novas descobertas sobre o sistema solar”. A palestra abordou de maneira clara e direta aspectos relevantes sobre nosso Sistema, fazendo valiosas considerações. Na sequência, o Prof. José Eduardo Costa (UFRGS) comentou sobre uma das principais vertentes da pesquisa astronômica atual, que é a procura por exoplanetas, com a  palestra “Planetas fora do Sistema Solar”. Na palestra foi abordado técnicas de analise de espectro para a detecção de pequenas alterações em emissões de ondas eletromagnéticas provenientes de estrelas distantes, o que pode auxiliar na busca de planetas alheios ao nosso sistema, entre outras técnicas. Na jornada vespertina, os participantes da 4ª edição do GTTP tiveram a oportunidade de construir um planisfério e aprender como empregá-lo na observação e localização de estrelas de acordo com o mês e o horário da vigília. A atividade foi coordenada pela Profª Maria de Fátima Oliveira Saraiva (UFRGS), tendo como tema “Planisfério celeste”. Por fim, a jornada se encerrou com a apresentação de uma “Mesa Redonda – Interação Universidade/Escola e Ações de Extensão”, composta pelos professores Gustavo Rojas (UFSCAR), Maria de Fátima Oliveira Saraiva (UFRGS), Virgínia Melo Alves (UFPEL) e Sonia Gonzatti (UNIVATTES), tendo como mediadora a Profª Daniela B. Pavani (UFRGS). A dinâmica teve a colaboração das experiências dos professores presentes, enriquecendo consideravelmente o evento.
  
Gramado – RS, 24 de outubro de 2012
                    Prof. Gentil César Bruscato – 1º Ten QAO
Prof. Victor Sardinha Bexiga – 1º Ten QCO

Clube Astro CMPA no GTTP 2012




                                                                                                     
CLUBE DE ASTRONOMIA DO COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ

Galileo Teacher Training Program - GTTP 2012

O Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS está realizando a quarta edição do Programa de Formação de Professores Galileu, sendo um programa que tem por principal objetivo aprimorar o ensino das ciências na educação básica usando como veículo a Astronomia e seu caráter interdisciplinar. Neste ano as atividades estão sendo realizadas no Centro de Eventos da FAURGS, em Gramado-RS, acompanhando seminário internacional sobre estudos astronômicos relacionados ao núcleo de galáxias e evolução estelar.
O Curso de Extensão do GTTP 2012 realiza-se de 23 a 26 de outubro constando de palestras, oficinas práticas, observação do céu local, mesa redonda para apresentação de projetos de interação Universidade/Escola e Ações de Extensão, além de rica troca de experiências.
No dia 23 tivemos como palestra de abertura uma videoconferência com a Profa. Rosa Doran, brasileira que mora em Lisboa e que é coordenadora mundial do GTTP. Na sequência houve apresentação do software Stellarium, que para alguns dos participantes foi interessante novidade. A tarde a programação constou de construção de um modelo para estudar o movimento aparente do Sol, ministrado pelo Prof. Odilon Giovannini Júnior da Universidade de Caxias do Sul (UCS), introdução ao software SalsaJ,utilizado para manipulação de imagens astronômicas geradas por câmeras CCD, ministrado pelo Prof. Gustavo Rojas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A noite foi realizada a palestra “Explorando o Universo”, ministrada pela Profa Miriani G. PAstoriza. Completando a jornada foi realizada uma observação da Lua crescente com o telescópio Meade 12, do Observatório Educativo Itinerante (OEI).
As atividades são de interesse para aqueles que usam a Astronomia como fator motivador para estudo das ciências e fator aglutinador para realização de trabalhos interdisciplinares, prática didática tão anunciada e tão pouco vivenciada no ambiente escolar.


Gramado – RS, 23 de outubro de 2012


Prof. Gentil César Bruscato – 1º Ten QAO
Prof. Victor Sardinha Bexiga – 1º Ten QCO